Quem sou eu

Um grupo de Dança bastante eclético,e que busca a verdade enquanto dança. " A dança é a linguagem oculta da alma"

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dança Litúrgica

 
 
A maioria das pessoas tem um conhecimento equivocado do que consiste ser Dança Litúrgica.Embora toda a assembléia possa se expressar pelo corpo no seu lugar, em geral, existe uma equipe que exerce o ministério da dança e se prepara para exercer este serviço com o objetivo de levar todos a louvar e evangelizar. Os passos que são usados geralmente precisam ser muito simples para que todos acompanhem, e levam características essenciais da região onde o grupo litúrgico habita, "é estritamente proibido rebolar".

Durante a celebração a dança fica em função do canto e precisa sempre estar em alerta, pois, só termina o seu papel quando o coral canta o cantico final. Não se é aconselhável exercer a função no ato penitencial e no cântico de comunhão, pois, toda a assembléia precisa estar em profunda intimidade com Deus nestes momentos.Com relação aos trajes usados, eles precisão ser túnicas que não marquem o corpo, pois, nada pode demonstrar sensualidade durante o ofício.

O Documento nº 43 da CNBB, Animação da Vida Litúrgica no Brasil, nos diz que:"Nosso corpo, sensível e dócil ao movimento, é fonte inesgotável de expressão. Por isso, na Liturgia, tem importância os gestos, as posturas, as caminhadas a dança" . 
No salmo 149 nos fala : " Louvem em seu nome com danças,com o pandeiro e a lira cantem o seu louvor"

De maneira alguma a dança pode ser confundida com uma apresentação, pois, a missa não é uma show! A dança tem o seu papel assim como o padre, o coroinha, o ministro e etc, tem a sua importância como cada um e tem que ser respeitado.
O preconceito com este exercício tem que acabar!

Um comentário:

Unknown disse...

Myllena e Kamila nossas jubis,parabéns por vcs passarem para as pessoas q não entendem o verdadeiro sentido da dança liturgica,que acham q todas as vezes q nós dançamos com a intenção de louvar a Deus estamos apenas fazendo uma mera apresentação...mais não é bem assim,espero q através desse blog muitas pessoas possam entender o que verdadeiramente é dança liturgica...bjss

Dayane